Dicas de repertório

Elaborado para os noivos terem uma noção de qual estilo escolher em cada momento da cerimônia. Porem gostamos que o casal traga sua musica preferida ou aquela que marcou o relacionamento. E não cobramos nada por esse trabalho adoramos o desafio de tocar músicas novas.

O ambiente em que será celebrado o casamento pode influenciar na escolha da Música para Cerimônias de Casamento. As igrejas, por exemplo, podem limitar determinado estilo musical ou mesmo permitir que apenas o estilo gospel seja tocado. Checar com a entidade antes de pensar no repertório do dia pode evitar transtornos.

Já em ambientes fora da igreja, o casal fica mais livre para a escolha, que segue o gosto pessoal de ambos. Para ambientes como campo ou praia, a composição do repertorio pode ser pensada de acordo com o estilo do casal. Aconchego e descontração são sentimentos que esse estilo de evento costuma transparecer.

Música para entrada do Noivo, Pais e padrinhos: na igreja ou no salão

A entrada do noivo com sua Mãe é a primeira que acontece em casamentos mais tradicionais. Uma vez que dê a hora marcada para o início do casamento, toca a música de entrada e o noivo fica no altar, recepcionado os padrinhos e esperando por sua amada.

Se você foi escolhido como padrinho, saiba que isso não significa apenas festejar. Existe uma lista de obrigações, e todos os padrinhos devem ser o braço direito dos noivos e ajudá-los, seja em descobrir como fazer as lembrancinhas de casamento ou mesmo sendo um ombro amigo nos momentos difíceis dessa trajetória.

Igreja

Músicas entrada de Pajens, Daminhas e Florista

Um dos momentos encantadores é a entrada das daminhas e pajens. Delicadeza, inocência e alegria são algumas das palavras que podem definir esse instante. Do mesmo modo, esses predicados deverão ser guias para a escolher a música para os pequenos.

Por se tratarem de crianças, vale a pena investir em melodias suaves, lúdicas e que agreguem leveza para a ocasião. Nesse contexto, cabem também as trilhas sonoras dos clássicos infantis, que contribuirão para tornar essas entradas inesquecíveis.

Igreja

Clarinadas Triunfais

Sabe aquele momento que precede á entrada da noiva, onde trompetes tocam uma música triunfante de aproximadamente 1 minuto, antes de efetivamente a música de entrada da noiva começar, a porta se abrir e a noiva entrar linda e deslumbrante? Pois é, isso é a Clarinada de Casamento, ou comumente chamada também de Clarinada da Noiva.

As clarinadas têm esse nome pois antigamente eram tocadas por Clarins, mas atualmente são os Trompetes Triunfais (um trompete mais alongado, geralmente enfeitado com uma bandeira decorativa) que dão vida á clarinada. Muitas vezes os trompetes triunfais são acompanhados por Trombones, instrumentos de som mais grave, que imprimem uma característica ainda mais triunfal á música.

Igreja

Entrada da noiva e Pais

Uma das decisões mais difíceis é definir uma entre as tantas músicas para entrada da noiva. Afinal, para transformar esses poucos minutos do cortejo da noiva até o altar em um momento triunfal e inesquecível, é preciso pensar bem em cada detalhe. Quando chega a hora de “bater o martelo” quanto as músicas são comuns que os noivos fiquem tensos. São muitas as opções, as referências e inspirações.

Igreja

Músicas Salmo, Aclamação e Benção das Alianças

Nas Celebrações de casamentos católicos, O salmo responsorial (Salmo do Matrimonio) é um momento de muita importância e carrega consigo um significado muito especial.

Aclamação [Aleluia] constitui um rito ou um ato, com valor por si próprio, por meio do qual a assembléia dos fiéis acolhe e saúda o Senhor, que lhe vai falar no Evangelho, e professa a sua fé por intermédio do canto.

Cada religião tem seus rituais e simbologias para a benção das alianças, para casamentos católicos, a tradicional Ave Maria é a mais usada. Já no meio evangélico e gospel, música da própria igreja é o mais recomendado.

Igreja

Músicas para Assinatura

O momento das assinaturas, embora breve, traz consigo uma simbologia muito forte e necessita de uma trilha sonora adequada. Optar por musicas mais românticas, traz leveza ao ambiente mantem o nível da cerimônia elevado até os últimos instantes.

Igreja

Cumprimentos Pais e Padrinhos

Já nos emocionamos com cada momento da cerimônia, com cada música, com cada detalhe. Agora próximo ao final da cerimônia restam 2 momentos de grande emoção, cumprimentos, e a Saída dos Noivos. O cumprimento é marcado pela emotividade, pelo abraço, pelos votos e pela música que embala esse momento.

Igreja

Saída dos Noivos

Após vivenciar cada etapa da cerimônia: A entrada da noiva, A entrada do noivo, as daminhas e pajens, o SIM, o primeiro beijo... Vem um dos últimos atos da cerimônia e também de grande emoção. Nesse momento a música deve gerar um clima alegre, pra cima, é o aquecimento para a festa.

Igreja